Salas de aula e laboratórios de informática
As informações do dia em que as avaliações foram realizadas e os dados obtidos com a avaliação do nível de pressão sonora e temperatura/umidade nas salas de aula e laboratório de informática do instituto foram:
Sala de aula de
2º ano Técnico em Informática:
Dados Termohigrômetro
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Informação do dia
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Chuvoso
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Duração daavaliação
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10
minutos, pela manhã
|
Nº de alunos presentes no ambiente
|
25
|
Temperatura IN obtida
|
25.1
ºC
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Temperatura OUT obtida
|
18.7
ºC
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Umidade obtida
|
76%
|
Condição do ar-condicionado
|
Desligado
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Sonoridade em decibéis (dB)
|
77 dB
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Laboratório de
aula de 2º ano Técnico em Informática:
Dados Termohigrômetro e Decibelímetro
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Informação do dia
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Nublado
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Duração da avaliação
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10
minutos, à tarde
|
Nº de alunos presentes no ambiente
|
14
|
Temperatura IN obtida
|
22, 6
ºC
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Temperatura OUT obtida
|
24 ºC
|
Umidade obtida
|
63%
|
Condição do ar-condicionado
|
Em
funcionamento, 21 ºC
|
Sonoridade em decibéis (dB)
|
75 dB
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Sala de aula
desocupada:
Dados Termohigrômetro e Decibelímetro
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Informação do dia
|
Chuvoso
|
Duração da avaliação
|
10
minutos, pela manhã
|
Nº de alunos presentes no ambiente
|
0
|
Temperatura IN obtida
|
24.1
ºC
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Temperatura OUT obtida
|
18.9
ºC
|
Umidade obtida
|
78%
|
Condição do ar-condicionado
|
Desligado
|
Sonoridade em decibéis (dB)
|
28
dB
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Sala de aula de 1º ano Técnico em
Informática/Refrigeração e Climatização:
Dados Termohigrômetro e Decibelímetro
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Informação do dia
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Ensolarado
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Duração da avaliação
|
10
minutos, à tarde
|
Nº de alunos presentes no ambiente
|
30
|
Temperatura IN obtida
|
22.6
ºC
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Temperatura OUT obtida
|
21.0
ºC
|
Umidade obtida
|
58%
|
Condição do ar-condicionado
|
Em
funcionamento, 17 ºC
|
Sonoridade em decibéis (dB)
|
68 dB
|
De posse desses dados é possível
observar a mudança das variáveis de temperatura, umidade e sonoridade, quando os
ambientes se encontram com grande ou pequeno número de alunos, quando o ar
condicionado se encontra em funcionamento ou desligado, quando as condições
climáticas do dia variam muito e/ou quando a avaliação é realizada pela manhã
ou pela tarde. Tal resultado já era esperado, porém tinha-se que comprovar
cientificamente essas diferenças nas variáveis.
A temperatura,
normalmente, aumenta à tarde devido ao maior tempo de exposição ao sol, ainda
mais nessa época do ano – primavera. Outro fator a ser notado e analisado é a
condição do ar condicionado, já que, quando este
se encontra em pleno funcionamento é possível notar no ambiente que, em relação
à umidade no local, esta fica entre 58% e 63%. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 60%, em um
local fechado. Isso demonstra a eficiência do aparelho condicionador de ar
quando a sua manutenção está sendo feita regularmente e adequadamente.
Entretanto, notou-se que quando o ar condicionado se encontrava inativo a
umidade no ambiente se elevava consideravelmente, sem muita relação quanto ao
número de alunos no ambiente escolar e/ou o momento do dia.
Quanto a temperatura, que nota-se bem superior (em alguns
casos acima de 3 ºC de diferença) dentro das salas de aula, é possível
verificar que realmente esses espaços necessitam serem adaptados para reduzir
esta diferença e, consequentemente, economizar energia dos equipamentos de
ar-condicionado.
Com relação aos dados sonoros obtidos, nos ambientes
citados anteriormente, é possível notar um aumento considerável de nível sonoro
paralelamente ao aumento do número de alunos no mesmo ambiente. Outro fator a
ser notado, neste mesmo aspecto do ambiente escolar, é o fato de que, dentre os
ambientes analisados que possuíam alunos, todos ultrapassaram o nível aceitável
de pressão sonora. Este nível é entre 40 e 50 dB para que se possa
promover um ambiente propício ao processo de ensino-aprendizagem.
Biblioteca
Biblioteca
Dados Termohigrômetro e Decibelímetro
|
|
Informação do dia
|
Nublado
|
Duração da avaliação
|
10
minutos, à tarde
|
Nº de alunos presentes no ambiente
|
3
|
Temperatura IN obtida
|
22
ºC
|
Temperatura OUT obtida
|
20,3
ºC
|
Umidade obtida
|
62%
|
Condição do ar-condicionado
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Em
funcionamento, 22 ºC
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Sonoridade em decibéis (dB)
|
30 dB
|
Verifica-se que, com um pequeno número de alunos
presentes no ambiente, o ar-condicionado é altamente eficiente, mantendo a
temperatura exatamente igual. Relacionado a sonoridade, o local se mostrou
favorável para realizar atividades de leitura e estudo, que exigem alta
concentração. O reduzido número de alunos presentes no ambiente pode ser o
grande contribuinte para o baixo nível de pressão sonora, que favorece aos
alunos em suas atividades neste ambiente.
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