quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Resultado da Avaliação dos Ambientes Escolares - 2012

Salas de aula e laboratórios de informática

     As informações do dia em que as avaliações foram realizadas e os dados obtidos com a avaliação do nível de pressão sonora e temperatura/umidade nas salas de aula e laboratório de informática do instituto foram:

Sala de aula de 2º ano Técnico em Informática:

Dados Termohigrômetro
Informação do dia
Chuvoso
Duração daavaliação
10 minutos, pela manhã
Nº de alunos presentes no ambiente
25
Temperatura IN obtida
25.1 ºC
Temperatura OUT obtida
18.7 ºC
Umidade obtida
76%
Condição do ar-condicionado
Desligado
Sonoridade em decibéis (dB)
77 dB
 










Laboratório de aula de 2º ano Técnico em Informática:

Dados Termohigrômetro e Decibelímetro
Informação do dia
Nublado
Duração da avaliação
10 minutos, à tarde
Nº de alunos presentes no ambiente
14
Temperatura IN obtida
22, 6 ºC
Temperatura OUT obtida
24 ºC
Umidade obtida
63%
Condição do ar-condicionado
Em funcionamento, 21 ºC
Sonoridade em decibéis (dB)
75 dB
 










Sala de aula desocupada:

Dados Termohigrômetro e Decibelímetro
Informação do dia
Chuvoso
Duração da avaliação
10 minutos, pela manhã
Nº de alunos presentes no ambiente
0
Temperatura IN obtida
24.1 ºC
Temperatura OUT obtida
18.9 ºC
Umidade obtida
78%
Condição do ar-condicionado
              Desligado
Sonoridade em decibéis (dB)
28 dB
 










Sala de aula de 1º ano Técnico em Informática/Refrigeração e Climatização:

Dados Termohigrômetro e Decibelímetro
Informação do dia
Ensolarado
Duração da avaliação
10 minutos, à tarde
Nº de alunos presentes no ambiente
30
Temperatura IN obtida
22.6 ºC
Temperatura OUT obtida
21.0 ºC
Umidade obtida
58%
Condição do ar-condicionado
Em funcionamento, 17 ºC
Sonoridade em decibéis (dB)
68 dB
 










De posse desses dados é possível observar a mudança das variáveis de temperatura, umidade e sonoridade, quando os ambientes se encontram com grande ou pequeno número de alunos, quando o ar condicionado se encontra em funcionamento ou desligado, quando as condições climáticas do dia variam muito e/ou quando a avaliação é realizada pela manhã ou pela tarde. Tal resultado já era esperado, porém tinha-se que comprovar cientificamente essas diferenças nas variáveis.
          A temperatura, normalmente, aumenta à tarde devido ao maior tempo de exposição ao sol, ainda mais nessa época do ano – primavera. Outro fator a ser notado e analisado é a condição do ar condicionado, já que, quando este se encontra em pleno funcionamento é possível notar no ambiente que, em relação à umidade no local, esta fica entre 58% e 63%. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 60%, em um local fechado. Isso demonstra a eficiência do aparelho condicionador de ar quando a sua manutenção está sendo feita regularmente e adequadamente. Entretanto, notou-se que quando o ar condicionado se encontrava inativo a umidade no ambiente se elevava consideravelmente, sem muita relação quanto ao número de alunos no ambiente escolar e/ou o momento do dia.
Quanto a temperatura, que nota-se bem superior (em alguns casos acima de 3 ºC de diferença) dentro das salas de aula, é possível verificar que realmente esses espaços necessitam serem adaptados para reduzir esta diferença e, consequentemente, economizar energia dos equipamentos de ar-condicionado.
Com relação aos dados sonoros obtidos, nos ambientes citados anteriormente, é possível notar um aumento considerável de nível sonoro paralelamente ao aumento do número de alunos no mesmo ambiente. Outro fator a ser notado, neste mesmo aspecto do ambiente escolar, é o fato de que, dentre os ambientes analisados que possuíam alunos, todos ultrapassaram o nível aceitável de pressão sonora. Este nível é entre 40 e 50 dB para que se possa promover um ambiente propício ao processo de ensino-aprendizagem.

Biblioteca

Dados Termohigrômetro e Decibelímetro
Informação do dia
Nublado
Duração da avaliação
10 minutos, à tarde
Nº de alunos presentes no ambiente
3
Temperatura IN obtida
22 ºC
Temperatura OUT obtida
20,3 ºC
Umidade obtida
62%
Condição do ar-condicionado
Em funcionamento, 22 ºC
Sonoridade em decibéis (dB)
30 dB
 










      Verifica-se que, com um pequeno número de alunos presentes no ambiente, o ar-condicionado é altamente eficiente, mantendo a temperatura exatamente igual. Relacionado a sonoridade, o local se mostrou favorável para realizar atividades de leitura e estudo, que exigem alta concentração. O reduzido número de alunos presentes no ambiente pode ser o grande contribuinte para o baixo nível de pressão sonora, que favorece aos alunos em suas atividades neste ambiente.



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