quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Resultados do Questionário aplicado em 2012

    Após a compilação dos dados, obtidos através da aplicação dos questionários em turmas dos cursos técnico integrados do Instituto Federal Sul-rio-grandense campus Venâncio Aires, pôde-se observar que estes revelaram informações já suspeitas:

     
    A relevância que os alunos manifestam quando questionados sobre a importância de avaliar a qualidade do ar no ambiente em que eles estudam é evidente, já que 93% deles respondem positivamente (Gráfico 02). Quando questionados sobre o dimensionamento das salas de aula obteve-se um resultado bem alastrante, praticamente 67% dos alunos manifestam sua satisfação de regular a péssimo (Gráfico 03).
   Ao serem questionados sobre o local onde passam tanto tempo quanto na escola, 91% deles responderam que este local é a sua casa, 3% deles o trabalho e 6% deles responderam outros locais (Gráfico 04). Notou-se também que 74% dos alunos classificam a qualidade do ar desses locais como bom ou ótimo (Gráfico 05).
    De posse desses dados pode-se observar que a maioria dos alunos questionados considera a qualidade do ar da sua casa como sendo boa ou ótima e, 67% desses mesmos alunos, classificam a sua sala de aula de regular a péssimo (Gráfico 03). Assim, uma considerável porcentagem dos alunos sai de um ambiente,
que considera bom ou ótimo, para exercer a profissão de estudante, que exige muita concentração e esforço, em um local que considera de regular a péssimo. 
    Um dos resultados mais marcantes foi relacionado às sensações de incômodo, irritação ou enfermidade ligadas diretamente a ambientes fechados, onde praticamente 70% dos estudantes estavam acometidos por alguma delas (Gráfico 06). Quando questionados sobre se verificam e confirmam um aumento das doenças
respiratórias no período de inverno, 98% acenaram positivamente (Gráfico 07). Em determinada questão, os alunos foram informados sobre uma situação em que estivessem a procura de uma lanchonete, encontrassem duas, lado a lado, e estas possuíssem um aparelho que permitisse, a quem passasse por sua fachada, ver a quantificação do nível de poluição do ar presente nelas. Foi questionado, então, se levariam em contra, de onde lanchar, o nível de poluição no ar de cada
uma das lanchonetes e 93% responderam sim (Gráfico 08). De posse desses números é possível identificar que a maioria dos alunos questionados levaria em conta o nível de poluição do ar para a escolha do ambiente em que iriam se alimentar. Entretanto, 7% é uma porcentagem considerável, que indica a despreocupação de alguns indivíduos para com o local onde se alimentam. Isso se torna grave pelo fato de que não estariam somente inspirando ar num local poluído, mas também ingerindo um alimento, que foi produzido neste local.
    Após responderem a todo o questionário que, além de uma forma de obtenção de dados, tornou-se também uma forma de transmitir maior conhecimento sobre o assunto para os alunos questionados, foi reaplicada a primeira pergunta do questionário (Gráfico 02), em que, primeiramente, 93% dos alunos responderam que consideram importante avaliar a qualidade do ar (QA) nas salas de aula e 7% responderam não. Na segunda vez que a pergunta foi feita, quando já havia sido transmitido todo um conhecimento para os estudantes questionados, 95% responderam positivamente e apenas 5% responderam negativamente (Gráfico 09). Isso indica que, de posse de maiores informações sobre o assunto em que eram
questionados, 2% dos alunos mudaram de ideia e consideraram importante a avaliação da QA em seu ambiente escolar. Dessa maneira, evidencia-se a viabilidade e necessidade do projeto.


* Este questionário foi aplicado às turmas de 1º e 2º anos dos cursos Técnicos em Informática e Refrigeração e Climatização, no período de junho de 2012.

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